VIGÍLIA PASCAL, A LUZ DA RESSURREIÇÃO DE CRISTO

A Vigília Pascal permite que os cristãos sejam testemunhas da ressurreição de Cristo, Jesus que veio ao mundo para ser a luz que guia a vida dos cristãos. O celebrante, Pe. Rosivaldo, neste último dia 16/04, com a missa conhecida como Sábado de Aleluia, é resultado de um caminho com a cruz, para chegar ao essencial da fé, a proclamação da Páscoa, da vitória de cristo sobre a morte.

Neste momento, torna-se indispensável o encontro constante com o ressuscitado e o testemunho dessa graça, assim como Maria Madalena (Jo 20,1-9), quando foi de encontro ao túmulo durante a madrugada, para assim, anunciar ao mundo que Jesus é vitorioso e recordar aos fiéis que podem em Cristo também vencer.

Conhecida como Liturgia Mãe da Santa Igreja, nessa data, é proclamada a criação de Deus. O sacerdote reflete a autoridade que foi dada ao homem e a mulher. Contudo, infelizmente ao querer o mesmo poder do Senhor, criou-se a desobediência, por almejarem ser como Ele. A partir disso, surgiu o pecado no mundo. Entretanto, Deus não desiste da humanidade.

A aliança quebrada com Adão e Eva, como também aconteceu com o povo no Egito, não impediu a sua libertação. Sendo assim, na Quarta Leitura é dito que quem em Cristo é batizado, n´Ele morre e vive novamente, visto que este tira a macha do pecado original. Por isso, Deus purifica e dá um sentido maior de tudo, a salvação. Com isso, um novo fogo foi acendido para a esperança.

Redação: Pascom Santa Teresa