ORIENTAÇÕES PARA BATISMO

Normas e procedimentos para Batismo

– Para assumir o encargo de padrinhos é necessário que: seja católico, maior de 18 anos, batizado na Igreja Católica, casados na Igreja Católica (apresentar certidão de casamento religioso) ou solteiros (Padrinhos que moram junto, possuem união estável ou são apenas casados no civil só poderão assumir o encargo como madrinha de apresentação e padrinho de consagração.);
– Independentemente da idade da criança, os pais e padrinhos precisam fazer o curso. Estes acontecem na 1ª e 3ª TERÇA-FEIRA de cada mês às 19h;
– A inscrição para o curso deverá ser realizada de forma presencial na secretaria paroquial, com horário de funcionamento de 8h às 12h de segunda a sexta, podendo ser realizado antecipadamente independente da semana.
– Informamos que pais ou padrinhos NÃO poderão fazer o curso sem a realização da ficha de inscrição.
– Os batizados são realizados no 2º e 4º domingo, após a Santa Missa que acontece às 7h;
– O batismo deverá ser marcado previamente pelos pais ou padrinhos, trazendo todos os documentos do item seguinte, ao realizarem a ficha de inscrição para o curso.
– Xerox da certidão de nascimento da criança, xerox da identidade dos padrinhos de batismo e o comprovante de residência que devem estar no nome dos pais da criança. (Atenção para onde você reside, conforme as ruas e comunidades urbanas e rurais que foram delimitadas com a Paróquia Senhor da Ascensão com sede na Vila Operária).
– Crianças maiores de 07 anos, trazer comprovante de participação na catequese.
– Crianças que residem em outra Paróquia trazer autorização para batismo da Paróquia de origem.
– Taxa de R$50,00 que deve ser entregue a secretaria junto com a documentação.
– A confirmação da marcação do batismo será dada através do WhatsApp da Secretaria Paroquial, após a verificação de irregularidades.

“Disse-lhes Pedro: ‘Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados. E recebereis o dom do Espírito Santo. A promessa diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos que estão longe: a tantos quantos Deus nosso Senhor chamar’.” (At 2,38-39)