DOM GUIDO ZENDRON

Atual Bispo Diocesano

“Christus Hominis Redemptor”

Nascido em Lisignago (Trento), Itália, aos 07 de março de 1954, é o segundo filho de Romano e Rita Nardon. Quando completou seus 11 anos de idade, motivado pelo desejo de ser missionário na África, ingressa no seminário da Arquidiocese de Trento, onde fez os estudos primários, secundários, filosóficos e teológicos.

Tendo finalizado os estudos, foi ordenado sacerdote aos 26 de junho de 1978 na Catedral de Trento; após 16 anos exercendo o ministério sacerdotal na Itália, foi enviado ao Brasil como padre Fidei Donum para a Arquidiocese de São Salvador, Bahia, onde colaborou por 14 anos, desempenhando várias funções: reitor do Santuário Nossa Senhora Educadora, diretor espiritual do Instituto Social da Bahia (ISBA), coordenador de catequese e pároco da paróquia de Santo André e da paróquia Cristo Redentor, situadas na periferia da capital baiana.

Atendendo ao chamado da Igreja de Cristo, por meio do papa Bento XVI, foi nomeado Bispo Titular da Diocese de Paulo Afonso, Bahia, aos 12 de março de 2008. Sua ordenação episcopal foi realizada em Salvador aos 17 de maio de 2008, pelo então Arcebispo Metropolita e Primaz do Brasil, Cardeal Dom Geraldo Magela Agnello.

Inspirando-se na Carta Encíclica Redemptor Hominis, do Sumo Pontífice João Paulo II, publicada em 04 de março de 1979, Dom Guido Zendron escolheu como lema episcopal as palavras que norteiam o seu pastoreio na Diocese: Christus Hominis Redemptor – Cristo Redentor dos Homens. Sua posse canônica ocorreu aos 25 de maio de 2008 na praça da Catedral de Paulo Afonso, que foi preenchida por inúmeros fiéis desejosos em acolher o seu novo Pastor.

Nascimento: 07/03/1954              Ordenação Sacerdotal: 26/06/1978            Ordenação Episcopal: 17/05/2008           Posse: 25/05/2008

Fonte: Cúria Diocesana

BISPOS ANTECESSORES

• 2000 a 2007 •

Dom Esmeraldo B. de Farias

“Levanta-te e Anda”

É baiano de Santo Antonio de Jesus. Enfatizou a formação dos leigos, demonstrou uma maior atenção às atividades missionárias, vocações sacerdotais e às comunidades de base. Promotor do Movimento dos padres do Prado. Na Diocese teve um grande trabalho missionário. Foi transferido para Santarém no Pará.

• 1988 a 1998 •

DOM MARIO ZANETTA

“Cremos na Caridade”

Italiano de Borgomanero, em maio de 1969, chegou aqui com o amigo Pe.Lourenço. Com a partida inesperada do amigo, assumiu a herança por ele deixada e deu continuidade aos trabalhos, sempre direcionados para o seu lema: CREMOS NA CARIDADE. Faleceu em 13 de novembro de 1998.

• 1984 a 1988 •

DOM ALOYSIO LEAL PENNA

“Vim para Servir”

Paulista de Piquete. Dom Aloysio é Jesuíta, foi ordenado sacerdote em 1963. Dedicou particular atenção ao clero, dinamizou a pastoral diocesana com as religiosas, criou paróquias, adquiriu o prédio para o Seminário, além de outras aquisições.Em 1988 foi transferido para Bauru–SP.

• 1971 a 1983 •

DOM JACKSON BERENGUER PRADO

“Somos todos Irmãos”

Baiano de Tucano foi o primeiro bispo a assumir três dioceses: Vitoria da Conquista, Feira de Santana e Paulo Afonso. Estruturou a Diocese, construiu o Centro Comunitário de Gloria, escolas, capelas. Estimulou o Grupo Bíblico, o Cursilho de Cristandade e os grupos de jovens. Faleceu em abril de 2005.

Fonte: Diocese de Paulo Afonso