PADROEIRA

Com imenso privilégio, temos Santa Teresa de Jesus - Doutora da Igreja e Reformadora do Carmelo - como padroeira de nossa paróquia.

História de Santa Teresa de Jesus

Santa Teresa de Ávila ou Santa Teresa de Jesus nasceu em 28 de março de 1515, na cidade de Ávila, Espanha. Recebeu uma educação fundamentada nos ensinamentos cristãos católicos, ainda quando criança, gostava de ler histórias de santos, chegando a fugir de casa com seu irmão para dar a vida por Cristo, na tentativa de entregar-se aos mouros para serem degolados como mártires.

Aos 14 anos, Teresa de Jesus perdeu sua mãe e, a partir desse momento, viveu por três anos no Convento da Encarnação, situado em sua cidade natal. Após ser supostamente acometida pela malária, seu pai a tirou do convento para lhe oferecer tratamento. “O terceiro alfabeto espiritual”, oração mental do padre Francisco de Osuna, foi praticada por Santa Teresa, logo mais, recuperou sua saúde e retornou ao Carmelo.

Com um longo caminho de recuperação, abandonou a vida de oração, porém, após a morte de seu pai, ela voltou decididamente à oração. Aos 40 anos de idade, após uma forte vivência diante da imagem de Cristo Sofredor, Teresa iniciou sua vida mística.

Com 25 anos fazendo parte do Carmelo, pede permissão ao padre Gregório Fernandez, para fundar novas casas, com um número reduzido de freiras e com uma rotina mais rigorosa. Mesmo com uma grande rejeição, Teresa de Jesus, continuou a sua missão, fundando diversas casas com o apoio de Juan de Yepes (São João da Cruz) e seu superior, Antonio de Jesus de Heredia.

Posteriormente, com autorização de Roma, conseguiu separar a ordem das Carmelitas Descalças, das Carmelitas Calçadas, ordem a que pertencia. Para São João da Cruz, deixou a missão de fundar novos conventos e escrever as regras para os mosteiros masculinos. Teresa d’Ávila realizou uma grande reforma na Ordem das Carmelitas Descalças.

Santa Teresa passou pela experiência espiritual da transverberação, na qual, seu coração foi transpassado, com uma seta de fogo, causando-lhe uma grande ferida. Em um dos seus escritos, O Livro da Vida, ela descreveu este acontecimento:

Imagem: Santa Teresa de Jesus

“Não se trata de dor corporal; é espiritual, se bem que o corpo também participe, às vezes muito. É um contato tão suave entre a alma e Deus que suplico à Sua bondade que dê essa experiência a quem pensar que minto”

No dia 04 de outubro de 1582, aos 67 anos, Santa Teresa de Jesus faleceu, na cidade de Alba de Tormes, Espanha, local em que foi sepultada e onde estão suas relíquias. Seu coração encontra-se conservado em um relicário, tendo a marca da ferida que foi feita durante a transverberação.

Após 40 anos de sua morte, em 1622, foi canonizada pelo Papa Gregório XV. Após três séculos, foi proclamada a primeira mulher Doutora da Igreja, no dia 27 de setembro de 1970.

Santa Teresa de Jesus, Reformadora da Ordem do Carmo, Mestra da Oração, Doutora da Igreja e Excelsa Padroeira do Povo Pombalense, rogai por nós