ÚLTIMO DIA DO TRÍDUO PASCAL: CELEBRAÇÃO DO SÁBADO SANTO

A Vigília Pascal é uma noite de esperança e fé pela ressurreição de Cristo, assim, na noite do último Sábado Santo (08/04) ocorreu a Procissão com as velas da Igreja Velha para a Nova Matriz, em que foi celebrada a Santa Missa presidida pelo Pe. Rosivaldo, nessa data, também acendeu-se o Círio Pascal, que ilumina toda a humanidade, pois, é a Luz do Salvador que restaura as falhas humanas.

Devido a grande riqueza dessa noite, a liturgia é mais extensa, em que são divididas em 4 momentos, são eles: Bênção do Fogo Novo, em que Cristo é a própria iluminação que resgata o as pessoas para uma vida nova n’Ele, em seguida, a Liturgia da Palavra; Liturgia Batismal com a bênção da água e renovação das promessas batismais, por fim, a Liturgia Eucarística, após a Sexta-feira da Paixão na qual não acontece.

O presidente da celebração dá ênfase ao que é dita nas leituras do Antigo Testamento na qual com a criação do mundo, Deus viu que tudo era bom, mas depois da desobediência de Adão e Eva, o pecado entrou no Paraíso, dessa forma, o começo do grande objetivo da vinda Jesus iniciou no primeiro livro da Bíblia Sagrada, em Gênesis, após isso, o caminho trilhado por Cristo foi direcionado para retirar o  pecado com a sua Luz por meio da sua morte, morte de Cruz.