TRÍDUO PASCAL: 3 DIAS QUE ANTECEDEM O DOMINGO DE PÁSCOA

Durante a Semana Santa, com o encerramento da Quaresma na Quinta-feira Maior, como é conhecida tradicionalmente, ocorrem as celebrações do Tríduo Pascal, um conjunto de 3 dias que antecedem o Domingo de Páscoa ou da Ressurreição de Jesus. Este momento tem duração de tempo da tarde da Quinta-feira Maior até a Solenidade de Páscoa.

Nesse sentido, na Quinta-feira Santa é recordada a última ceia do Senhor, juntamente aos seus apóstolos. O pão e o vinho são convertidos em seu Corpo e Sangue, o fazendo presente no Sacramento da Eucaristia. Por isso, neste dia é celebrada a instituição da eucaristia na Igreja. Também conhecida como Missa do Lava-pés, o evangelho de São João relata o gesto de humildade de Jesus ao lavar os pés dos 12 apóstolos.

Na Sexta-feira Santa ou Sexta da Paixão, é celebrada a Crucificação do Senhor. É aconselhado que nesta data, os católicos façam jejum e abstinência de carne. Costumeiramente, são realizadas procissões e reconstituições do caminho que o Mestre percorreu ao carregar a cruz antes da sua morte. Ademais, são realizadas venerações a cruz. Muitos não sabem, mas este é o único dia no ano em que não há missa e é usado para recordar o sofrimento de Jesus.

Já o Sábado de Aleluia, é um período de espera silenciosa na esperança da ressurreição no domingo. Em razão disso, o rito compreende quatro partes: A liturgia da Luz, a primeira parte desta Vigília Pascal que celebra a Cristo, luz que ilumina o mundo e é representado pelo Círio Pascal; a segunda parte é a da Liturgia da Palavra com leituras do Novo e Antigo Testamento; A Liturgia Batismal, recorda os sacramentos, tendo o batismo como o primeiro sacramento e a última parte é da Liturgia Eucarística, que permite o encontro entre o fiel e Jesus presente na Eucaristia.

REDAÇÃO: Pascom Santa Teresa