QUARTO DOMINGO DO MÊS: VOCAÇÃO LAICAL E DIA DO CATEQUISTA

No quarto e último domingo (28) dedicado a vocação laical e aos catequistas, ao comemorar essa data, recorda-se sobre o Concílio Vaticano II (1962-1965) vem para dizer que a Igreja é formada pelos cristãos, ou seja, o povo de Deus, então os leigos são as pessoas batizadas que não pertencem a uma vida consagrada ou hierárquica, contudo, também desempenham um papel importante para ser vivenciado como continuidade a missão de Cristo na Terra em prol da evangelização.

“A catequese é o ensinamento essencial da fé” – Cristiano Jesus (Coordenador da Pastoral da Catequese)

Segundo o catequista, a instrução se inicia primeiramente pelo âmbito familiar, em seguida pela busca do aprofundamento mediante a ação evangelizadora da igreja, portanto, mais do que apresentar a doutrina católica, a função daquele que ensina sobre o catecismo da Igreja é promover o encontro entre Jesus e o catequizando.

“O catequista é aquele que guarda e alimenta a memória de Deus” – Ana (Catequista)

Assim, de acordo com a sua experiência, ela diz que o cristão, em especial quem exerce o ministério catequético, é responsável por se disponibilizar para o serviço do anúncio e assim falar de Deus, do seu amor, fidelidade, como também proporcionar o contato com o Senhor por meio das palavras de vida e testemunho, dessa forma, a vocação é serviço do Reino de Deus.