QUARESMA: TEMPO LITÚRGICO DE ORAÇÃO, JEJUM E CARIDADE

A Igreja celebra a partir de hoje, 02 de março, a Quarta-feira de Cinzas, início do Tempo Quaresmal, período preparatório de 40 dias com oração, jejum e caridade para o Triduum Sacrum, no qual perdura da tarde da Quinta-feira Santa até a manhã dominical da Páscoa do Senhor. Desse modo, na oportunidade também começará a Campanha da Fraternidade com o tema “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor”.

Inicialmente, o seu surgimento ocorreu na Igreja Católica no século IV d.C. com Primeiro Concílio de Niceia. Na contemporaneidade, nesse momento, a liturgia direciona os cristãos para a Paixão, Morte e ressurreição do Filho de Deus. Por isso, é necessário vivenciar essa espera de maneira aprofundada, para assim fortalecer a espiritualidade e comunhão com o Senhor.

Segundo a tradição bíblica, a numeração 40 representa grandiosos eventos expostos no Livro Sagrado, como a travessia de Moisés e os hebreus durante 40 anos, o dilúvio no qual Noé sobreviveu em que ocorreu em 40 dias e 40 noites e o jejum de Jesus no deserto que também durou 40 dias. Outra curiosidade dessa época é a cor roxa, símbolo expressivo de dor e conversão, no qual representa o luto da Igreja pelo sofrimento de Jesus.

Diante das aflições do mundo e em decorrência da guerra estabelecida entre o país Russo e a Ucrânia, o Papa Francisco pede que o início da Quaresma de 2022 seja marcado por momentos oracionais e de jejum. Com isso, à espera da Ressureição de Cristo precisa ser reflexiva quanto as ações humanas e as consequências providas disso, pois, espelham diretamente na vida dos seres humanos.

REDAÇÃO: PASCOM SANTA TERESA