PREPARATIVOS PARA A FESTIVIDADE DE SÃO JOSÉ, ESPOSO DA VIRGEM MARIA

“José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo.¨(Mat 1, 19a-20b)

No último sábado, dia 18 do mês de março, a Santa Igreja celebrou Solenemente a Festividade de São José, pai adotivo de Jesus e protetor da Sagrada Família, encerrando a Festa que estava sendo preparada desde a quinta-feira (16/03). Carinhosamente, no domingo, dia 19, as crianças da Pastoral da Catequese o homenagearam ao entrarem caracterizados juntos, como: Jesus, Maria e José.

De maneira curiosa, na Bíblia, não há registros de uma única palavra dita por São José, assim, o pároco faz uma reflexão ao dizer que se Maria, Mãe de Jesus é a Mulher do silêncio, então, José, é mais ainda, silencioso, portanto, o convite no qual todos são direcionados é para isso, a aprendizagem de viver o silêncio, em oração, saber acolher, dialogar e ouvir a voz de Deus em seu coração.

Esse homem justo não conseguia compreender a gravidez de Nossa Senhora, mas acolheu a vontade do Senhor, assim como Ela fez: “Disse então Maria: Eu sou a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra.” (Lc 1,38). Apesar de não ser biologicamente pai de Jesus, soube obedecer os designíos d´Ele, assim, a exemplo dos pais de Jesus, que os familiares sejam mais afetuosos e estabeleçam aos relacionamentos mais solidez.