POBREZA, OBEDIÊNCIA E CASTIDADE: A VIDA CONSAGRADA AO SENHOR

O dia que dedica-se a vida consagrada a Deus foi instituído pelo Papa São João Paulo II e é comemorado há cerca de 25 anos, então, é uma data que celebra a entrega contínua ao Senhor, portanto, este domingo, 21 de agosto, é marcado por essa data importante que recorda o abandono de si mesmo para completar-se por inteiro.

916. ¨A partir daí, o estado de vida consagrada aparece como uma das maneiras de viver uma consagração «mais íntima», radicada no Batismo e totalmente dedicada a Deus (469). Na vida consagrada, os fiéis propõem‑se, sob a moção do Espírito Santo, seguir Cristo mais de perto, entregar‑se a Deus amado acima de todas as coisas e, procurando a perfeição da caridade ao serviço do Reino, ser na Igreja sinal e anúncio da glória do mundo que há-de vir (470).¨ (Parágrafo 916 – Catecismo da Igreja Católica).

Dessa forma, a pobreza, obediência e castidade: a exemplo de Jesus, os votos mencionados são responsáveis pela aproximação a vivência de Cristo na Terra, pois, a castidade é para colocar Ele acima de todas as coisas, a pobreza para demonstrar a simplicidade e a obediência para dizer que além do medo que muitos possuem, a relação seja, na verdade, de confiança e entrega a Ele.