Notícias

PARÓQUIA SANTA TERESA DE JESUS CELEBRA O 1º DOMINGO DO ADVENTO

Neste Primeiro Domingo do Tempo Litúrgico do Advento (28.11), em preparação para o Natal do Senhor, celebramos esse dia com a presença do Pe. Rosivaldo Gama Wanderley, na oportunidade também foi vivido o dia dos Amigos do Seminário. 

Inicialmente, em sua homilia, o sacerdote faz um comparativo do Advento com a preparação de uma mãe à espera do seu filho. Assim, a família aguarda com alegria a chegada da criança e prepara tudo com festividade. Então, o Advento é um tempo em que os fiéis católicos também precisam estar preparados para o nascimento de Jesus, no qual os cristãos relembram durante todos os anos esse marco na história da Igreja, porque Ele já encarnou e a sua encarnação continua sendo comemorada durante o Natal. Jesus fez morada após assumir a condição humana, contudo, é importante ressaltar que antes de Cristo vir a habitar entre nós, já existia um Pai como é destacado no evangelho de São João. 

Dessa maneira, é celebrado Deus conosco, com isso, a Igreja prepara-se para esse período, pois, é possível observar em diversas casas, comunidades, praças, os momentos oracionais direcionados em preparação para o maior encontro: a vinda do Senhor Jesus. Nesse sentido, São Paulo faz um convite em sua Primeira Carta aos Tessalonicenses (1Ts 3,12-4,2), ao chamar todos a viver essa espera, como um tempo da busca de uma santidade que renova os corações e acolhe a palavra que é o verbo encarnado, ou seja, os corações precisam viver a própria santificação, na qual é a primeira vocação recebida durante o batismo. 

A santidade é aquilo que faz os cristãos compreenderem a citação do profeta Jeremias, na qual Deus mandou Aquele que foi preanunciado pelos profetas, desde a raiz do Rei Davi, em que viria um rei maior, para toda a eternidade e ainda faz referência a Solenidade de Jesus Cristo, Rei do Universo, celebrada no dia 21 de novembro de 2021. 

O padre Rosivaldo fala da importância da justiça do Menino Deus e cita no Evangelho outro grande convite para a conversão, não se deixar atribular pelos momentos ruins. Cristo diz para se ter atenção e orar durantes tais momentos, a fim de acumular forças. Por isso, o Advento, é o tempo oracional familiar para vencer as ações malignas. Também, aconselha aos corações de cada pessoa que não sejam insensíveis diante da gula, preocupações e embriaguez, por exemplo, desse modo, que a insensibilidade não os impeça de acolher e receber as graças de Deus.  

Nesse quesito, é necessário ter cautela em razão dos exageros, porque, os seres humanos não são somente uma determinada função, mas sim são diversas as atribuições vivenciadas durante o cotidiano. A vida é um conjunto que transforma as pessoas em harmonia. É nítido, assim, a necessidade de ter dignidade, zelo e cuidado pela vivência humana. Portanto, coloquemos no Senhor a esperança da vinda do Menino Jesus e nos preparemos para o seu nascimento.


Redação: Pascom Santa Teresa

Esta gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário