Notícias

PADRE ROSIVALDO CELEBRA SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS

Celebrou-se neste domingo, a Solenidade de Todos os Santos, em que apesar de no calendário universal a data ser comemorada no dia 01 de novembro, a Igreja Católica Apostólica Romana do Brasil, transferiu a celebração para o domingo mais próximo (07/11), a fim de comemorar-se a festividade com maior amplitude.

O padre Rosivaldo Gama Wanderley (pároco), relembra que neste Trigésimo Segundo Domingo do Tempo Comum, a Igreja se aproxima do novo tempo litúrgico do Advento, primeiro evento do Ano litúrgico, no qual antecede o Natal.

Segundo o celebrante, para os cristãos, o grande desafio é viver a santidade. Desde o início da Sagrada Escritura, no livro do Gêneses, Deus revela que cada pessoa é feita a imagem e semelhança d´Ele, porque cada um veio da natureza da santidade, em que ser santo não é viver nas nuvens do céu na Terra, mas sim, viver a realidade do céu no dia a dia, em batalhas, conflitos e momentos pessoais, nos quais são oportunidades para se ter e testemunhar uma vida santa.

Por isso, no Antigo Testamento, no terceiro livro da bíblia; Levítico, Deus diz para que todos também sejam santos assim como Ele, portanto, a santificação dos fiéis da Igreja, advém da santidade original, da fonte de toda a vida.

Já a Primeira Leitura (Ap 7,2-4.9-14) desse dia, vem para mostrar verdadeiramente quem são os santos, ou seja, aqueles que vieram das grandes tribulações, mas que lavaram suas vestes no Sangue do Cordeiro, em que passaram por grandes dificuldades, mas que colocam em Cristo a força para vencer todos esses momentos.

Dessa maneira, é necessário reconhecer a nossa primeira vocação recebida no batismo; a santidade. Ao ser perguntando como ser santo no mundo de hoje diante de tantas perseguições, calúnias, tribulações, o sacerdote responde que sendo exatamente o que diz o livro do Apocalipse, colocar no sangue de Cristo a força que nos purifica. Devemos, então, não usar os mesmos artifícios utilizados para nos prejudicar, visto que nos distanciaríamos do propósito de Deus para nós.

Mas, o que significaria ser santo em dias atuais? Jesus, nos deixa as bem-aventuranças para aqueles perseguidos por causa d´Ele, porque são para essas pessoas o reino dos céus. Então, toda perseguição, não é passada apenas humanamente mas sim porque Cristo Jesus é a força de cada um de nós.

Diante disso, o presidente da celebração aconselha a obersarvamos diante da cruz a beleza da santidade, do sacramento da Sagrada Eucarístia, ápice maior de toda a vida cristã, como da Sagrada Escritura e também o testemunho de todos os santos e santas, nos quais enfrentaram as adversidades do mundo, canonizados e reconhecidos pela Igreja de Cristo como exemplos a serem seguidos.

O sacerdote ainda alerta, que é preciso ensinar as crianças a serem verdadeiras, pois, muitas vezes, os padrinhos falam inverdades quanto ao ter o sacramento do matrimônio, com isso, a igreja pede a permanência da sinceridade, tanto dos padrinhos, quanto dos pais, para servir, assim, como testemunha para as próximas gerações e tomar como graça de Deus a alegria de serem verdadeiros.

Que por meio das intercessão de todos os santos, possamos, assim como eles, santificar nossas vidas diariamente e aprender a distinguir que nem tudo que podemos nos convém, segundo orienta o apóstolo São Paulo.

Redação: Pascom Santa Teresa

Confira algumas fotos:

Esta gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário