O QUE VOCÊ PRECISA ENTENDER SOBRE A ABSTINÊNCIA DE CARNE E JEJUM

Ao iniciar o Tempo Quaresmal, é necessário trazer aos fiéis as orientações da Santa Igreja em relação ao jejum e abstinência de carne na Quarta-feira de Cinzas e em todas as sextas-feiras do ano, a partir dos 14 anos de idade, exceto para as pessoas enfermas impossibilitadas de abster-se, contudo, nesse país, a Santa Sé permite que ao invés da abstinência na sexta, o fiel possa realizar uma obra de caridade, oração ou penitência, com exceção na Semana Santa.

Em relação ao jejum (prática que abrange uma refeição completa e 2 ponderadas) da Quarta-feira de Cinzas e Sexta-feira da Paixão, anteriormente praticada durante toda a Quaresma, tornou-se obrigatório nos dias citados, de acordo com o Código de Direito Canônico de 1983, entre pessoas de 18 e 60 anos. Apesar disso, curiosamente a Quarta-feira de Cinzas não é um dia de guarda, ou seja, não existe obrigatoriedade dos fiéis na Santa Missa, porém é recomendado como manifestação de amor a Deus.

Informações completas em: https://padrepauloricardo.org/episodios/o-jejum-e-a-abstinencia-na-lei-da-igreja