MATRIMÔNIO: A UNIÃO SOB A BÊNÇÃO DE DEUS

“Assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o homem não deve separar o que Deus uniu”. (Mt 19,6)

O segundo domingo do mês, vem para colocar em destaque a Vocação Matrimonial, vinculo sagrado entre o homem e a mulher por meio da bênção de Deus. Em respeito a esse sacramento, antes disso, é necessário que ambos respeitem as fases do relacionamento, para que um conheça ao outro, em seus defeitos e qualidades, para não serem surpreendidos após o casamento.

Visto isso, é preciso ter a seriedade de compreender a liturgia matrimonial em toda a sua dimensão. Assim, o matrimônio é indissolúvel, previsto no Código de Direito Canônico da Igreja Católica em que prevê: ¨ O matrimônio ratificado e consumado não pode ser dissolvido por nenhum poder humano nem por nenhuma causa, exceto a morte¨.

Nesse sentido, estes são chamados para a maternidade e paternidade, então, a construção da família. Portanto, os frutos da união, ou seja, as crianças, de acordo com o pensamento do psicólogo Jean Piaget, imita ou representa o que vê ou experimenta, dessa forma o convívio saudável é muito importante para a sua formação, assim como também os pais precisam zelar pela educação cristã e suprir as suas necessidades, conforme a Igreja orienta.