JEJUM, ORAÇÃO E ESMOLA, O INÍCIO DA QUARESMA NA QUARTA-FEIRA DE CINZAS

“Convertei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1,15)

Na última quarta, 22 de fevereiro, a Igreja intensifica as orações e penitências com o início do Tempo Quaresmal na Santa Missa de Cinzas abençoadas pelo padre, em que significam o arrependimento dos fiéis pelos próprios pecados, dessa maneira, as duas celebrações foram presididas pelo pároco Pe. Rosivaldo especialmente sobre o jejum, a oração e esmola, pilares que marcam esse período.

Ao iniciar a homilia ele reflete sobre a caridade, não com ato de humilhar mas o de doar-se ao outro com o coração, a exemplo de São Paulo em que reforça que não é o que se dá mas sim como se faz isso, além das coisas materiais, cita diversas formas, como: atenção, visitação aos enfermos, oração, um sorriso ou abraço, de maneira caridosa.

Assim, a oração mais profunda é aquela que Deus escuta, apesar de existirem diversas formas de manifestação para orar, o conteúdo e maior beleza é a do coração para que seja voltado também ao coração do Senhor, por isso, outra prática importante é a do jejum, para educar, ensinar a renunciar e sacrificar-se para ter entendimento sobre a obediência a Jesus, como preceito desse dia e da Sexta da Paixão.