INÍCIO DA SEMANA SANTA: DOMINGO DE RAMOS E DA PAIXÃO DO SENHOR

“Hosana ao Filho de Davi! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana no mais alto dos céus!” (MT 21,9)

Dando início ao mês de abril também celebramos o começo da Semana Santa nesse Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, dia 02/04, no qual antecede o Domingo de Páscoa, as celebrações foram presididas pelo pároco, Padre Rosivaldo, inicialmente na Igreja Velha com a Procissão de Entrada, a Bênção dos Ramos e a Proclamação do Evangelho, seguindo em procissão para dar continuidade a Santa Missa na Nova Matriz.

Tradicionalmente isso ocorre devido a orientação da Igreja Católica Apostólica Romana para que a celebração seja iniciada em outra igreja ou capela para reviver a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém com a Procissão dos Ramos, seja de qualquer tipo de árvore mas que contenha o verde para simbolizar a vitória de Deus Filho sobre a morte.

Já na Nova Matriz, após a Narração da Paixão de Cristo do Domingo de Ramos, o Pe. Rosivaldo enfatiza que biblicamente fazer memória não é algo representativo, especialmente nessa Semana Maior, conhecida popularmente, mas sim, viver junto a Ele todo o caminho da crucificação e ressureição desde o o início do Tempo Quaresmal.