CELEBRAÇÃO SOLENE DO DEUS UNO E TRINO: PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO

O domingo (12/06) celebra a Festa da Santíssima Trindade, a essência da fé que dá origem a Igreja. Nesta data, que antecede a quinta-feira de Corpus Christi, momento ápice do cristianismo, é comemorado o dogma em que consiste Deus como três pessoas consubstanciais: o Pai, o Filho (Jesus) e o Espírito Santo; uno por ser único e trino pois são três pessoas distintas, com somente uma “substância, essência ou natureza”.

Neste dia reflete-se sobre o Evangelho de São João em que diz: 1No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus; e a Palavra era Deus¨. Anteriormente, a Palavra vivia em comunhão interna no céu, mas quando Adão e Eva feriram a relação com Deus, a mácula do pecado é retirada com a vinda de Jesus, ao ser gerado por meio do Espírito Santo no ventre da Virgem Maria.

Quando o mundo decai pelo pecado, Cristo Jesus vem ser a nova graça e reveste a todos da sua presença. A comunhão não é uma dispersão, mas é aquela que gera uma unidade: a Santíssima Trindade, o Pai quem cria, o Filho que renova e o Espírito que tudo santifica, traz o sentido dessa solenidade. Ainda, o pároco faz uma reflexão na qual relembra que a a beleza está na união da igreja, da família em que por muitas vezes, apesar de uma boa estrutura, a casa é apenas uma fachada e não um lar, então, remete a importância da unidade do amor na vida de todos.

¨A Santíssima Trindade é a ação do Pai pelo Filho na força do Espírito Santo.¨

Pe. Rosivaldo Gama Wanderley (pároco)

Redação: Pascom Santa Teresa