CELEBRAÇÃO DO 4º E ÚLTIMO DOMINGO DO ADVENTO

No último domingo (19/12), finalizando o tempo litúrgico que antecede a vinda do Deus Menino, o Pe. Rosivaldo Gama Wanderley acendeu a 4ª vela da Coroa do Advento em preparação para a Santa Missa do Natal de Nosso Senhor Jesus Cristo, celebrada na sexta-feira (24/12) na Nova Matriz.

Em sua homilia o sacerdote relembra que o Natal é a festa do nascimento de Jesus e convida os fiéis a olharem para a Virgem Mãe Maria Santíssima e toda a sua ação após o anúncio do Anjo Gabriel no qual ela se tornaria a Mãe do Salvador, e em seguida, segundo o Evangelho de São Lucas retrata que Maria partiu apressadamente para comunicar a vinda do Filho de Deus a sua prima Isabel e relaciona isso ao que diz o Papa Francisco em que chama os cristãos para a Igreja em saída.

Por conseguinte, ao visitar sua prima, Santa Isabel manifesta frases que posteriormente constituíram partes da Oração da Ave-Maria. Dessa maneira, a partir das leituras expostas na última missa dominical que antecede a vinda de Jesus, Deus expõe do que é pequeno, a grandeza do seu reino, tornando, assim, como exemplo: “Disse então Maria: Eu sou a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra.” Lc 1,38.

Desse modo, Nossa Senhora tornou-se um modelo da Igreja que ao acolher Cristo em sua vida apressadamente o comunica. Com os olhos fitos em Maria, é necessário que cada pessoa a tome como exemplo em visitas que geram alegria, força, a introdução no coração das famílias a graça de Deus. Em Maria, encontramos aquela que não reservou para si a graça do céu, mas que levou adiante porque sabia que em seu Filho Jesus, em sua obediência ao Pai, tinha plenamente o propósito da salvação para toda a humanidade.

É importante ressaltar que os católicos em sua doutrina não adoram a Maria Santíssima, mas sim que na visão dos fiéis, depois de Deus, é o canal pelo qual Jesus veio ao mundo, como aquela que traz por inteiro o céu e o Santíssimo como quem leva os cristãos ao céu. Com isso, a Virgem Mãe é uma ponte que desce e Cristo é o caminho que conduz. Portanto, com Maria, a caminhada é na alegria de seu espírito. Então, Deus a escolheu para ser o tabernáculo que trouxe Cristo ao mundo, sendo imaculada, para que o verbo se fizesse carne sem mácula do pecado.

Redação: Pascom Santa Teresa

Confira algumas fotos: