CELEBRAÇÃO DA FESTA DO BATISMO DO SENHOR E ENCERRAMENTO DO TEMPO LITÚRGICO DO NATAL

No dia 09 de fevereiro de 2022, comemorou-se a Festa do Batismo do Senhor, encerrando, assim, o ciclo do tempo litúrgico do Natal e celebrando, nesta data, a Santa Missa da Partilha. Dessa maneira, o presidente da celebração Pe. Rosivaldo Gama (pároco), reflete sobre a vida pública de Cristo, exposta durante o Tempo Comum com a ação de Jesus na vida das pessoas. Com isso, o batismo, então, diz verdadeiramente ao mundo quem é Jesus.

Desse modo, Ele é o Filho amado de Deus, em quem, foi confiada Sua vida e confiança. Os cristãos também são batizados para que todos saibam que em Cristo, todos se tornam filhos e filhas do Pai. Nesse sentindo, segundo a leitura do Profeta Isaías, a beleza de ser de Deus é com o intuito de ser luz na vida do outro, a beleza de ser batizado, é para servir ao Senhor e para carregar consigo a alegria de ser também aquele que ajuda na libertação dos demais.

O significado do batismo cristão é sair do caminho da escuridão para que se insira na luz que é o Senhor. De acordo com São Paulo, os indivíduos se tornam irmãos, apesar das diferenças que eles possuem, pois, tem-se a unidade que em Deus, todo batizado pertence por intermédio da Santa Igreja, aos céus. Jesus, obteve do Espírito Santo o poder para realizar o bem, é por isso que os católicos que não aderem a bondade, não são cristãos.

O evangelho relata que todo aquele que conduz a Jesus como fogo, é quem tem a consciência de que o Verbo Encarnado é maior que tudo. É interessante, dessa maneira, recordar diariamente a confirmação diária do batismo em suas vidas. Cristo, é quem abre a porta do céu para os fiéis e que tal povo viva a graça de Seu Espírito.

Ao orientar os paroquianos, o sacerdote ainda alerta aos pais a ficarem atentos quanto aos padrinhos e madrinhas que são escolhidos para participarem da vida das crianças, porque para isso é necessário ter responsabilidade e compromisso, pois, em muitas ocasiões, o batismo se torna uma ação social e não religiosa.

Redação: PASCOM SANTA TERESA