AGOSTO: PRIMEIRO DOMINGO DEDICADO AS VOCAÇÕES SACERDOTAIS

Neste mês vocacional, no qual é reconhecido desde o ano de 1981, pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, as vocações são divididas em: sacerdotal, matrimonial, religiosa e leiga. Por isso, em cada domingo de agosto, uma destas é celebrada para recordar aos fiéis a importância do autoconhecimento individual e vivência em comunidade. Cada pessoa pode descobrir qual a sua vocação de acordo com o discernimento que possui, mas, ainda, existem os retiros vocacionais que auxiliam nessas dúvidas.

Este primeiro domingo é dedicado as vocações sacerdotais, para aqueles que por meio do chamado de Deus, tornam-se representantes do Senhor em meio ao Teu povo, para direcionar o rebanho segundo a fé cristã. Na Igreja Católica, o Papa é considerado o líder, instituído biblicamente no livro de Mateus. Desta forma, existem os cardeais, patriarcas, arcebispos, bispos, padres e diáconos.

O sacerdócio permite que o padre celebre os ritos da Santa Igreja, como a realização da: Unção dos Enfermos, Batismos, Matrimônios e Eucaristias. Dessa maneira, o processo para tornar-se presbítero dura cerca de 8 anos, pois, primeiramente passa pelo seminário propedêutico, período introdutório e em seguida estudam Teologia, Filosofia. Assim, é necessário perseverança para acolher os desígnios de Deus.