4 FATOS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O DOMINGO DE RAMOS

O Tempo Litúrgico Quaresmal está se aproximando do Tríduo Pascal, período preparatório que antecede a Páscoa do Senhor. Por isso, com o início da Semana Santa em que a Igreja celebra o Domingo de Ramos, preparamos alguns fatos que podem te ajudar a compreender o significado deste dia tão importante na vida cristã no qual direciona o povo de Israel para a Paixão, Morte e Ressurreição do Messias. Confira, a seguir.

De quais plantas eu posso usar os Ramos para o Domingo de Ramos?

É permitido que sejam utilizados galhos de qualquer tipo de árvore ou arbusto, contudo, é necessário que sejam verdes e contenham folhas, pois, a cor verde traz consigo a simbologia em que representa a vida que triunfa sobre a morte. Preferencialmente, é interessante o uso dos ramos das palmeiras, porém também podem ser das oliveiras, abetos, buxo, teixo, como outros arbustos.

Qual o sentido da procissão neste dia?

Relembrar a entrada de Jesus na grande cidade de Jerusalém, montado em um jumento, simbolizando, assim, a humildade. Desse modo, revive a aclamação do povo ao Senhor com os seus ramos de palmeiras e oliveiras. Ainda, há uma curiosidade sobre este momento, já que segundo Bento XVI, os três Evangelhos sinóticos, assim como o de São João, retratam que aqueles que ovacionaram Jesus não eram moradores, mas as multidões que acompanhavam o Mestre e entraram na Cidade Santa com Ele, portanto, não seriam as mesmas pessoas que exigiram a sua crucificação.

O que fazer com os Ramos após a celebração?

Podem ser queimados e jogados na terra, todavia, é costume da Igreja que os ramos sejam abençoados neste dia para que no ano seguinte, possam ser recolhidos e queimados com o intuito de serem utilizados na Quarta-feira de Cinzas. Em razão disso, podem ser colocados/guardados em crucifixos, quadros religiosos ou imagens de santos pertencentes ao catolicismo, por exemplo.

Qual a importância e o significado dos Ramos?

“Hosana ao Filho de Davi: bendito seja o que vem em nome do Senhor, o Rei de Israel; hosana nas alturas”. Os ramos significam a vitória pascal do Verbo Encarnado. Relembram aos católicos que Cristo, aquele que é o libertador do pecado veio para ser seguido e aclamado.

Redação: PASCOM SANTA TERESA