Notícias

3º DOMINGO DO ADVENTO É CELEBRADO EM PREPARAÇÃO PARA O NATAL DO SENHOR

No dia 12 de dezembro de 2021, a Paróquia Santa Teresa de Jesus celebrou o 3º Domingo do Advento, também chamado de “Gaudete”, o domingo da alegria, do louvor e do júbilo, assim como a Missa da Partilha, presidida pelo Pe. Rosivaldo Gama (pároco). Neste terceiro domingo, os cristãos são chamados pelos profetas Sofonias e São Paulo, a serem homens e mulheres da alegria, mas não aquela que advém do mundo, mas a alegria permanente que com Cristo se vive.

Então, é um tempo de louvar a Deus. O sacerdote ainda cita a música ¨O povo de Deus¨, do Pe. Zezinho, na qual diz: ¨também sou Teu povo, Senhor e estou nessa estrada somente a Tua graça me basta e mais nada! ¨. Dessa maneira, a presença de Deus no meio das pessoas é toda a graça d´Ele que os acompanha, para que não sejam as alegrias do mundo que constituam o coração humano, mas sim a que vem de Jesus, transmitindo, assim, a verdadeira plenitude.

Nesta data, a igreja conclama a todos os cristãos para viver o júbilo, ou seja, não desaminar, pois, a presença de Jesus é aquela que conduzirá os fiéis a uma alegria permanente. Tal presença, anunciada pelo profeta Isaías ao profetizar a vinda do Menino Jesus, é a expectativa da grande preparação em torno do Natal, para render louvores porque Deus caminha com cada pessoa.

Desse modo, muitas indagações surgem ao longo dos tempos, principalmente porque se Deus está com as pessoas: ¨por que passamos por tantos momentos difíceis? ¨. Em resposta, o sacerdote revela que não são essas dificuldades que devem determinar a inutilidade da vida dos indivíduos, mas são essas tribulações que devem fazer os sujeitos invocarem a presença de Deus e da Virgem Mãe no dia a dia de cada um.

Nesse sentido, apenas assim, haverá alegria, como diz a carta de São Paulo aos Filipenses: ¨Irmãos: 4Alegrai-vos sempre no Senhor; eu repito, alegrai-vos.¨. Com isso, há uma advertência de oração: 6Não vos inquieteis com coisa alguma, mas apresentai as vossas necessidades a Deus¨. A grande alegria dos fiéis é que o coração estando no Senhor, apesar dos problemas, terão consciência da razão pela qual é possível supera-los.

Neste 3º Domingo do Advento, o Evangelista São Lucas chama a todos a continuarem a história de São João Batista, precursor, aquele que antecedeu e abriu o caminho para a chegada do Senhor. Este, ainda continua gritando ao deserto, esse deserto é o tempo do coração e vida que permanente está vivendo a conversão. O batismo de João Batista foi para a remissão dos pecados, já em Jesus Cristo, esse ato sacramental mudou-se para outro significado, pois, os cristãos foram adotados por Ele para serem filhos da graça e de Deus, graça essa que foi perdida no pecado de Adão e Eva e renovada com a vinda do Cristo Jesus e a chegada do Espírito Santo.

Portanto, João Batista aconselha o exercício da caridade, por conseguinte, o fato de não cobrar mais do que foi estabelecido, o celebrante relaciona isso principalmente ao comércio, para se viver a justiça. Por último, não tomar a força o dinheiro do outro ou levantar falso testemunho. Assim, João reconhece que nele está o batismo da água, mas em Cristo está o batismo no Espírito Santo, a purificação das vidas cheias de Sua graça.

No final da celebração, o sacerdote reforça que no próximo sábado (18/12), haverá a Santa Missa das Crianças e pede que aquelas nas quais puderem levar brinquedos para serem doados a outras crianças, os levem para a celebração.  Como também, relembra a iniciativa da Fundação Nossa Senhora de Fátima, Pró-comunidade solidária pombalense que realizou no bairro do Pombalzinho, o Natal das Crianças, com brincadeiras, apresentações, distribuição de brinquedos, como outros. Nesse dia, também foi comemorado os 50 anos de matrimônio do Sr. Gustavo e da Sra. Enide.

Redação: Pascom Santa Teresa

Esta gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Telegram

Deixe um comentário