Nesta Quarta-feira de Cinzas, dia 02 de março, iniciou-se o Tempo Quaresmal, um novo ciclo no qual pede aos fiéis a conversão. Durante as celebrações o Pe. Rosivaldo Gama reflete sobre o pedido do Santo Padre, Papa Francisco quanto a paz, em que não é apenas a ausência da guerra física, mas, é aquela na qual o coração encontra a sua alegria e o seu Senhor.
Nessa data, os cristãos recebem a imposição das cinzas, nas quais são provenientes dos ramos abençoados no Domingo de Ramos do ano anterior. Ao abençoar o povo, o sacerdote traça uma cruz na testa do fiel e fala: “Convertei-vos e crede no Evangelho”, para que assim, esse símbolo seja fonte de reflexão para um período de penitência.
A Igreja relembra que a vida humana é transitória e ensina a prática da caridade para com os irmãos, aquela que acontece no oculto do próprio ser, segundamente, orienta a oração com o Senhor e a graça da conversão a partir do encontro com Deus, por último, o jejum, sinônimo de renúncia, em que Cristo é a carne que alimenta e o vinho que sacia.
REDAÇÃO: PASCOM SANTA TERESA